12 de Dezembro de 2017
adbasto Uma intervenção activa no associativismo!

A adbasto (associação de desenvolvimento técnico-profissional das Terras de Basto) é uma associação de desenvolvimento regional fundada por um conjunto de cidadãos dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena em 25 de Novembro de 2003.

Possui 605 associados e ao longo da sua existência tem desenvolvido inúmeras acções e iniciativas de âmbito social, cultural e cívico, visando estimular a participação e a reflexão dos cidadãos das Terras de Basto, sobre o desenvolvimento presente e futuro deste espaço geográfico.


Dando cumprimento à sua função educativa e formativa, a adbasto dinamizou também várias acções de formação técnico-profissional, de que se destacam os Cursos de Cozinha e Bar e Mesa (2004/2005) que envolveram 30 formandos, os Cursos de Técnico de Informática (2006), 12 formandos e de Técnico de Desenvolvimento Cultural e Social 2006 (15 formandos), estas duas últimas acções em regime pós-laboral e direccionadas para pessoas já integradas no mercado de trabalho.
Paralelamente, a adbasto apostou na formação não financiada, desenvolvendo 3 cursos de formação para formadores, envolvendo 45 formandos com o apoio do centro de emprego e formação profissional.

A associação é ainda proprietária do Jornal “O Basto” órgão de comunicação social de âmbito regional que mensalmente promove e divulga as Terras de Basto e o Baixo-Barroso, sendo ainda o órgão oficial da associação no contacto com os associados e o público.

A adbasto assume-se como uma associação cívica plural e democrática, aberta à participação de todos os cidadãos e sensibilidades políticas, religiosas, sociais, culturais e/ou outras, norteando-se pelos princípios da Liberdade, Igualdade e Solidariedade

Corpos Sociais: Mandato 2013/2016

Direcção:

Presidente: Marco Gomes
Vice-Presidente: Marco Teixeira
Tesoureiro: Vítor Carvalho
Secretária: Sílvia Teixeira
Vogais:: João Bravo, André Gustavo, João Jesus Basto, Mauro Pereira, Carlos Silva

Assembleia Geral:

Presidente da Mesa: Nóbrega Moura
Primeiro Secretário: António Basto
Segundo Secretário: Albino Antunes

Conselho Fiscal:

Presidente: Joaquim Teixeira
Primeiro Relator: Fernando Meireles
Segundo Relator: Paulo Jorge Vieira