12 de Dezembro de 2017
Estatuto Editorial
O Basto é uma publicação de periodicidade mensal da Adbasto – Associação de Desenvolvimento Técnico Profissional das terras de Basto. É um jornal de carácter informativo (informação geral não especializada) não visando qualquer doutrina, ideologia ou credo religioso. Não é órgão de nenhum partido político, movimento, igreja ou comunidade religiosa.

É seu objectivo a notícia, o estudo e a defesa da problemática e dos interesses da região de Basto à luz da realidade nacional, empenhando todos os seus meios na luta serena e pacífica pela promoção social, cultural e profissional dos cidadãos das Terras de Basto, na salvaguarda das colectividades, instituições e património histórico. A promoção das empresas e a divulgação do meio empresarial e económico constitui um dos objectivos deste periódico.

Para a concretização destes objectivos, os responsáveis de “O Basto” praticarão um jornalismo isento, responsável, objectivo e verdadeiro, enquadrado numa perspectiva de defesa dos princípios democráticos da Constituição da Republica Portuguesa e da Carta Internacional dos Direitos do Homem, bem como respeitarão as normas deontológicas da imprensa e a ética profissional.

A colaboração em “O Basto” será solicitada, podendo no entanto, quem assim o desejar, enviar trabalhos à redacção que decidirá, sem qualquer compromisso, da sua publicação parcial ou total, ou devolução de originais. Os textos assinados responsabilizam apenas os seus autores e nunca o jornal no seu todo.