12 de Dezembro de 2017
Os cronistas do jornal «O BASTO»
Alfredo Pinto Coelho

Natural de Mondim de Basto, licenciado em Gestão e Extensão Rurais, tem desenvolvido a sua actividade profissional desde o ensino até a participação em diversas cooperativas e comissões no âmbito da agricultura e desenvolvimento local. Actualmente é técnico superior da função pública (administração local) em Mondim de Basto.



Bráulio Ferreira

Nasceu, decorria o ano 1974, na cidade de Vila Real. Estudou na E.B. 2,3/Secundária de Ribeira de Pena e na Escola Profissional de Fermil de Basto. Licenciou-se, primeiro, em Engenharia Agrícola e mais tarde em Arquitectura Paisagista, na UTAD. Foi membro eleito da Assembleia Municipal de Ribeira de Pena e da Assembleia de Freguesia do Salvador. Vive e trabalha em Ribeira de Pena, onde é quadro superior do Município. Actualmente preside à Comissão Politica Concelhia do CDS-PP de Ribeira de Pena.
Bruno Moura Ferreira

Natural de Mondim de Basto, nasceu a 7 de Outubro de 1983. Licenciado em Comunicação e Multimédia, actualmente exerce a profissão de Director de Comunicação no Conselho Nacional de Juventude. Associativo activo, é também formador de educação não formal e membro do "Young Experts on New Media" do Fórum Europeu de Juventude. Exerce a função de autarca na Assembleia Intermunicipal da CIMAVE, Assembleia Municipal e Conselho Municipal de Juventude de Mondim de Basto.

Carlos Leite

De  Canedo de Basto  para o mundo desde  10 de Maio de 1984. Amante das artes, acaba por se formar  mestre em Arquitectura, área a que se dedica actualmente. Pensa, pinta, desenha e projecta o fascínio pelo planeamento estratégico dos centros urbanos, na busca de soluções para o desenvolvimento dos mesmos, com a independência e sensatez necessárias a que as mesmas obrigam. Um servo do mundo.
Gaspar Miranda Teixeira

Gaspar Miranda Teixeira é licenciado em Ciências Geológicas pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Foi Diretor da antiga Escola Preparatória de Cabeceiras de Basto, atual Escola EB 2,3 e Secundária, onde foi professor durante 35 anos. Lecionou no Externato de S. Miguel de Refojos. Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto no período 1977/1979. Vereador entre 1979 e 1989. Deputado à Assembleia da República no período 1983/1985. Foi Presidente do Atlético Cabeceirense e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabecierenses. Atualmente é Presidente da Assembleia Geral do Centro Social de Cabeceiras de Basto, membro do Conselho de Administração do Jornal “O Basto“ e colaborador permanente deste órgão de comunicação social, onde assina a coluna de opinião “Discurso Direto“
José Nobre

Natural do Porto, licenciado em Arquitectura, quadro superior com responsabilidades na área do ordenamento do território, nos serviços técnicos da Câmara Municipal de Mondim de Basto, município onde trabalha e reside desde Julho de 1984.



Luís Jales de Oliveira

Nasceu em 1950. Estudou. Foi à tropa e foi à guerra. É funcionário publico e já foi assessor politico, fez musica , fez jornais . Foi fazendo palestras, conferencias e apresentações. Faz livros (Os segredos da Pirâmide Verde, Rimas Parôlas, Basto, A Rainha de Basto, Ser Mondinense, Corre-me um rio no peito). Fez, durante muito tempo (e ainda faz), animação cultural. Vai fazendo o que se pode.
Margarida Oliveira

Nasceu em Mondim de Basto a 4 de Fevereiro de 1982. Licenciada em Direito pela Universidade do Minho, à espera de uma oportunidade. Admiradora e participante nos movimentos jovens, campanhas de solidariedade e movimentos associativos. A música, a dança e a literatura são uma paixão. Faz animação cultural. Sonha um dia escrever como o pai.
Mário Leite

Natural de Massarelos-Porto, veio residir para Cavez com um ano e meio de idade. Professor com mais de 34 anos de carreira docente encontra-se, actualmente, aposentado. É membro da Direcção Nacional da Associação Nacional de Professores e responsável pelo Departamento de Acção e Desenvolvimento Associativo, que coordena as Secções espalhadas pelo País.
Miguel Teixeira

Natural de Cabeceiras de Basto, foi Director do Jornal “O Basto” entre 1990 e 1992. Possui o curso do Cenjor (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas) 1993. Trabalhou na Rádio Basto, RTM ( Rádio Televisão do Minho) e na Rádio Montelongo (Fafe). Foi Vereador da Juventude, Cultura e Desporto na Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto no período (1994/1997 e 1998/2001). Foi Deputado à Assembleia da República entre 1999 e 2002, na vigência do XIV Governo Constitucional. É Licenciado em Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga (1993) e concluiu a Pós-Graduação em Ciência Política pela Universidade Lusófona de Lisboa em 2001. É professor do Ensino Básico e Secundário na Escola EB 2,3 de Gandarela de Basto e presentemente, é Presidente da adbasto (associação de desenvolvimento técnico-profissional das terras de basto), instituição que ajudou a fundar em 2003.
Paulo Pinto

Nascido no Porto em 1963. Licenciado em História, Mestre em Sociologia da Educação. Professor desde 1986, tendo desempenhado cargos diversos. Exercendo a profissão na região de Basto desde 1991. Actualmente, docente de História e Português na Escola Básica 2+3 de Arco de Baúlhe. Apartidário mas não apolítico. Um mandato cumprido na Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto (1997-2001).

Telmo Bértolo

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas -Variante de Estudos Ingleses e Franceses pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto é Professor na Escola EB 2 . 3 de Arco de Baúlhe. O gosto pelo jornalismo levou-o a ser redactor do jornal Ecos de Basto e correspondente e colunista de O Primeiro de Janeiro e colaborador dos jornais A Voz de Basto e Notícias do Tâmega. Foi também correspondente da Rádio Marcoense e colaborador da Rádio Voz de Basto. Foi ainda Director do jornal Fórum Cabeceirense.
Vítor Pimenta

Nascido a 7 de Fevereiro de 1983, em Cabeceiras de Basto. É médico nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC). Fez parte do Conselho de Escola da Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian (2003-2004). Coordenador dos departamentos Científico-Cultural e Saúde Reprodutiva e SIDA do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (2007). Membro da Assembleia de Freguesia de Arco de Baúlhe (2001-2009).