22 de Fevereiro de 2018
Cabeceiras de Basto | 21-06-2010
Por: Redacção
Frederico Teixeira jubilado pela Universidade de Coimbra
Na imagem Frederico Teixeira ladeado com tunos da FMC
O professor Frederico Teixeira (natural da vila de Cavez) possui um rico e longo currículo ligado ao ensino e investigação em Medicina. Este professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra congregou um respeito científico admirável.

O Professor Frederico Teixeira exerceu diversos cargos universitários e extra-universitários, a nível nacional e internacional, destacando-se nas áreas da Farmacologia Clínica, sendo o Coordenador da Comissão encarregada da criação da respectiva Especialidade a nível da Ordem dos Médicos, a cuja Direcção do Colégio presidiu durante vários anos. Destacou-se ainda na área da Farmacovigilância, da Aterosclerose e da Hidrologia Médica.

Concretamente, foi Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; membro da Direcção do Conselho Regional da Ordem dos Médicos e, então, representante oficial desta à 13ª Assembleia Médica Mundial; membro da Comissão Nacional do Termalismo; Director Clínico das Termas da Curia; nomeado pelo INFARMED perito-médico ao CPMP em Bruxelas e, nessa qualidade, representante da União Europeia ao ICH (International Conference on Harmonisation).

Frederico Teixeira é responsável, em autoria e co-autoria, de cerca de quinhentas comunicações científicas e de quatrocentos trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais na área em que investigava.

Após mais de quatro décadas ligado ao ensino universitário, Frederico Teixeira, foi jubilado pela Universidade de Coimbra numa cerimónia realizada em Junho deste ano. Esta cerimónia, onde estavam presentes centenas de familiares, amigos, alunos e colegas, Frederico Teixeira declamou um discurso repreensivo e incisivo sobre as grandes questões do ensino superior e da gestão e futuro da Universidade de Coimbra.

Naquilo que foi considerado a sua "última lição", Frederico Teixeira foi presenteado no fim da cerimónia com a actuação da Tuna da Faculdade de Medicina de Coimbra, sobre a qual, o professor, é o primeiro tuno honorário.

Frederico Teixeira nasceu em 1940 na então freguesia de Cavez do concelho de Cabeceiras de Basto.

Achou esta notícia interessante?
Comentários (1)
Lourenço Azevedo Conceição disse

Sou um jovem nascido em 1938;conheci o Prof.Frederico Teixeira pelos anos 1950 a 1960,em Braga e sobretudo em Esposende.Perdi o percurso académico e profissional do Prof.Frederico e muita vez,alguns companheiros dessa época(Dr.Sá Fernandes-advogado -- Dr.Mota Soares-advogado -- Eng.Armando Lobo,entre outros,perguntava-mos:o que será feito do Frederico. Fiquei muito contente com a noticia do Percurso do Prof.Frederico mas não fiquei surpreendido porque sempre demonstrou ter uma personalidade de calma e de Querer invulgares.Lourenço (de Braga)


08 de Dezembro de 2013 09:58








Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa