22 de Fevereiro de 2018
Cabeceiras de Basto | 02-10-2015
Por: Redacção
CDU defende «Estatuto específico que defenda a Agricultura Familiar» em Cabeceiras
Carla Cruz e Agostinho Lopes
A candidatura da CDU pelo distrito de Braga esteve no dia 28 de setembro na Feira de S. Miguel, em Cabeceiras de Basto. Carla Cruz, cabeça de lista, acompanhada pelos candidatos Bárbara Barros, Carmezim Oliveira e Luís Heitor, por vários activistas da CDU e ainda por Agostinho Lopes, membro do Comité Central do PCP e deputado pelo distrito até Dezembro de 2012, conversou com as centenas de pessoas que se juntaram de manhã no parque do Mosteiro.

A delegação da CDU chegou ao parque do Mosteiro, no centro de Cabeceiras de Basto, de manhã bem cedo para uma acção de contacto com a população do concelho. Na Feira de S.Miguel iniciava-se um concurso pecuário, dando oportunidade à também deputada na Assembleia da República de conversar com produtores de vários distritos.

Com especial incidência sobre as propostas para a agricultura, Carla Cruz lembrou que foi o PCP que elaborou os primeiros projectos de defesa das raças autóctones portuguesas, valorizando a diversidade existente no distrito e no país, como o certame em Cabeceiras de Basto provava, com as raças barrosã, minhota e maronesa a concurso.

Carla Cruz referiu ainda a necessidade de ser criado um Estatuto específico que defenda a Agricultura Familiar, a eliminação das regras de fiscalidade que obrigam a inscrição de todos os pequenos agricultores nas Finanças, apoios a esta camada no PDR 2020, bem como a criação de linhas de crédito específicas e o plafonamento e a modulação das ajudas comunitárias, ligando-as, de facto, à produção. De fora das preocupações e propostas da Coligação PCP-PEV não ficam, ainda, os custos dos factores de produção, como rações e gasóleo. A cabeça de lista fez questão de sublinhar que “este distrito e este país têm imensas potencialidades que é preciso aproveitar” e que “a CDU, podem estar certos, tudo fará para apoiar quem produz, colocando a produção nacional ao serviço do país”.

Achou esta notícia interessante?
Comentários (0)




Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa