22 de Fevereiro de 2018
Cabeceiras de Basto | 10-09-2015
Por: Redacção
Primeira Feira Tradicional de Abadim
Chegas de Bois em Abadim
Esta iniciativa decorreu nos dias 21,22 e 23 de agosto em Abadim, organizado pela Junta de Freguesia em colaboração com as associações da freguesia.

O programa arrancou com a tertúlia dedicada ao tema "Abadim e a sua História" que teve lugar na sede da Junta. Fruto da temática apelativa, muitos habitantes de Abadim compareceram ao evento e interagiram com o painel de discussão, composto por estudiosos naturais de Abadim (Francisco Pacheco, Herculano Andrade e D. Olguinha) que se dedicam ao aprofundamento do estudo das raízes desta Freguesia e das suas gentes.
Posteriormente, no dia 22, sábado, pela manhã, a feira prosseguiu com uma caminhada (organizada pela ARDCA) que percorreu o trajeto da Levada de Víbora. A parte da tarde esteve reservada a um passeio a cavalo pelo lugar de Abadim, realizando-se, logo de seguida, uma prova de cães de caça (coelheiros e perdigueiros) organizada pela Associação de Caça e Pesca de Abadim. Á noite, na Escola Primária, houve a apresentação da peça de teatro intitulada de "Provisório", da responsabilidade do Centro de Teatro de Cabeceiras de Basto. De seguida, houve a atuação dos Cavaquinhos da Raposeira.
O terceiro e último dia da feira, domingo, dia 23, apesar de bastante chuvoso, o evento contou com a presença de diversos produtores locais que comercializaram os seus produtos de produção e fabrico local, tais como enchidos, mel, legumes e ervas. O mau tempo não conseguiu dissuadir a presença de um numeroso público que assistiu à atuação dos "eternos jovens de Abadim", de cantares ao desafio e da atuação do Grupo do Jogo do Pau de Abadim. O dia terminou com quatro tradicionais chegas de Bois organizadas pela Associação "A Chegas".

Achou esta notícia interessante?
Comentários (0)




Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa