22 de Fevereiro de 2018
Cabeceiras de Basto | 17-03-2015
Por: Redacção
[Opinião] Vergonha ou Falta de Coragem!
Nóbrega Moura
O Dr. China Pereira demitiu-se do cargo de Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto ao fim de um ano e meio de mandato. As razões apresentadas pelo Dr. China demonstram que saiu com elevação e dignidade, deixando um curto, mas interessante legado de tolerância e responsabilidade na gestão do executivo municipal de Cabeceiras de Basto.

Contudo, na minha opinião, escolheu mal o timing e a oportunidade para fazê-lo; tendo em conta tudo aquilo que afirmou na última Assembleia Municipal, ao dar um sinal firme de liderança enquanto presidente de todos os cabeceirenses.

Mesmo assim, o Dr. China Pereira foi um presidente isolado, primeiro pelo partido socialista local e pelo presidente da Federação Distrital de Braga do PS sr. Eng. Joaquim Barreto que instigou um clima de hostilidade, traição, intriga e instabilidade à governação do Dr. China na Câmara Municipal e segundo porque, ficou claro que a equipa de vereadores que supostamente escolheu para a lista do PS, nunca estiveram com ele de corpo e alma, caso contrario, teriam pedido também a demissão em bloco e em solidariedade com ele .
Quanto ao vereador Sr. Francisco Alves que assume agora a presidência da Câmara, de facto, a lei dá-lhe essa possibilidade legal; mas ele também sabe, como todos nós, que lhe falta a legitimidade política dada pelo povo, porque os cabeceirenses quando vão votar nas eleições, votam nos candidatos a Presidente de Câmara e em teoria na equipa que os acompanha. Mas quem decide a escolha do voto dos eleitores é o candidato principal e dos quatro candidatos das últimas eleições o Dr. China foi quem teve mais votos e não o sr. Francisco Alves.

A atual vereação do PS não reúne as condições necessárias de estabilidade para assegurar aos cabeceirenses um desenvolvimento do concelho e um adequado funcionamento da Câmara Municipal e suas empresas municipais, primeiro pela reduzida experiência em funções de gestão e estratégia de desenvolvimento municipal por parte do agora indigitado presidente de Câmara, sem por em causa as suas faculdades humanas e sociais, mas também porque o Partido Socialista retirou de alguma forma a confiança política à vereadora Dra. Isabel Coutinho, a quando da sua nomeação como vereadora a tempo inteiro, achincalhando-a na praça pública com comunicados e nas redes sociais pondo em causa a sua legitimidade. Também a recusa do quarto vereador Sr. Adriano Valente em assumir o lugar de vereador a tempo inteiro demonstra possivelmente uma clara falta de vontade e de confiança no actual executivo PS.

Por estas razões e outras que certamente estarão para acontecer justifica-se a realização de eleições intercalares antecipadas para a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Contudo, na minha opinião isso não vai acontecer pelo seguinte:
1º - Porque os causadores de todo este lamaçal político, o PS local e o presidente da federação do PS Braga eng. Joaquim Barreto, não têm coragem de apresentar o Dr. Domingos Machado atual presidente da Comissão Política como candidato a umas eleições, porque supostamente não acreditam nas suas capacidades nem que consiga vencer umas eleições ou talvez porque não lhe reconheçam capacidade para o cargo.
2º - Porque o Sr. Eng. Joaquim Barreto não pode ser ele o candidato e não tem coragem de ir a eleições com uma pessoa escolhida dentro da sua já restrita área de influência porque achará que dentro dela não terá nenhuma pessoa capaz de vencer umas eleições pelo PS neste momento.
3º - O PS Cabeceiras não tem coragem de provocar eleições antecipadas, porque mentiu aos cabeceirenses dizendo que o Dr. China não ia abdicar mas ele abdicou e pelas razões que se sabem, por isso tem medo de enfrentar a população.
4º - O Sr. Eng. Barreto e o PS Cabeceiras não permitem que haja eleições antecipadas porque têm medo e falta de coragem para enfrentar o povo que quer ir a votos e porque sabem que foram os causadores desta mancha negra que provocou pela primeira vez em 40 anos de democracia na nossa terra, a demissão de um presidente de Câmara porque foi traído e expurgado pelo próprio partido o PS.
5º - Os dirigentes locais do PS não querem eleições antecipadas porque se acobardam ao medo de uma derrota anunciada e porque o seu apego ao poder e a necessidade de renomear um gabinete político para abrir a possibilidade de contentar mais alguns lugares é mais forte, em vez de defenderem a estabilidade democrática da Câmara Municipal legitimamente eleita pelo povo e um presidente escolhido pelos cabeceirenses.
6º - As eleições intercalares seria a única forma de acalmar e restituir a verdade política e social da nossa terra, cabeceiras de basto precisa de um presidente legitimado pela população e não um presidente de Câmara que supostamente será comandado pelo presidente da Assembleia Municipal.
Ao amigo Dr. China Pereira quero aqui deixar votos de amizade, da mesma forma que o fiz pela sua eleição, apesar de termos estado em lados diferentes nas últimas autárquicas e também reconhecer a forma como exemplificou ao concelho que é possível governar, para todos, respeitar todos e conviver em democracia plena com a oposição tratando as pessoas como pessoas, porque essa é a sua formação e o seu berço.

Achou esta notícia interessante?
Comentários (7)
Joaquim Moreira disse

A pessoa que conheço que usa o termo xuxalista é o Gusto da praça. O Artigo resume bem o que se passou, o que se passa e o que se vai passar. Bem dito. o resto só serve para desviar atenções.


18 de Março de 2015 03:14




N.Rebelo disse

100% de acordo com o Artigo do Nóbrega Moura.


18 de Março de 2015 01:13




Anónimo disse

Mas este ainda escreve e exprime a sua opinião, às claras e em rodeios, tu nem sequer sabemos se sabes ou não escrever ou se apenas sabes dizer "yes", como muitos daqueles que te acompanham. O Xuxinha? não acredito mas, a ser verdade, claro que vai continuar a xuxar e o China, apesar de ser achincalhado por estes xuxas continua a ser um HOMEM e, apesar de tudo, a manter a sua categoria, ao contrário de outros. O Novo presidente de avaliar a sua "bagagem" e decidir aquilo que está certo, sendo que o mais certo será, certamente, a falta dela.


18 de Março de 2015 00:09




Anónimo disse

Agora elogiam o Doutor. Mas quando ele tomou posse vaiaram-no. Um elogio ao China que serve para achincalhar o Barreto. Ai, estes sonsos


17 de Março de 2015 21:17




André Filipe Bastos disse

Xuxinha (Nuno Barreto ), não faltam gajos a mamar no Partido Socialista e tu és um deles que enriqueceste numa fundação em Braga delapidando como pudeste o erário público, não fazendo a ponta dum corno. quando vieste embora até o material informático trouxeste contigo. Mas a,mama infelizmente em Cabeceiras acabou se. Hás de ter um lindo enterro político e o teu papá também. Espera por 2017. Entretanto, o que te pode safar é a vitória do Costa, oferecer te mais um tacho, numa ssecretaria de estado talvez a da qualidade de vida, que se adaptaria bem a ti, que és da noite e dos copos e não queres fazer nada. Dizem para aí que no banco falido onde trabalhas até sobes pelas paredes acima, pois tens alergia a trabalho. Coçar a micose é mesmo o teu forte.


17 de Março de 2015 15:28




Anónimo disse

Caro Nobrega, que tal aprender a escrever antes de o fazer? Todos nós seríamos mais felizes ... kkkkkkk


17 de Março de 2015 15:11




xuxinha disse

VERGONHA DEVIAS TER TU NÓBREGA, QUE MUITO MAMASTE À CUSTA DO PARTIDO XUXALISTA!!!


17 de Março de 2015 14:25








Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa