22 de Fevereiro de 2018
Cabeceiras de Basto | 06-03-2015
Por: Redacção
Presidente da Câmara Municipal renuncia ao mandato
Serafim China Pereira
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. Serafim China Pereira, comunicou esta tarde, dia 6 de março, ao presidente da Assembleia Municipal, a renúncia ao mandato de Presidente de Câmara, comunicação que divulgamos, agora, na íntegra.

“Nos termos do n.º 1, do artigo 76.º, da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, com a redação que lhe foi dada pela Lei n.º 55-A/2002, de 11 de janeiro, comunico a V. Exa. a renúncia ao meu mandato de Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, com efeitos a partir de 10.03.2015.

Foi uma enorme honra servir Cabeceiras de Basto e os Cabeceirenses como Presidente da Câmara.

Entendo que os lugares nos Governos, nas Câmaras Municipais ou nas Juntas de Freguesia devem ser encarados como um serviço às pessoas e à sociedade e nunca como uma carreira profissional.

Saio com a consciência tranquila. Procurei exercer as funções de Presidente de Câmara com responsabilidade, seriedade, trabalho, rigor e exigência no cumprimento da Lei. Exerci estas funções, a tempo inteiro, com a mesma dedicação com que assumi, voluntariamente, as de Presidente da Assembleia Municipal, durante oito anos, de 2005 a 2013, e as de Vereador durante os anos de 1985 a 1989 e de 1993 e 2001, parte destes como vice-presidente.

As condições políticas, na base das quais aceitei ser candidato pelo Partido Socialista a Presidente de Câmara, em 2013, alteraram-se profundamente nos últimos meses.

Como afirmei na última sessão da Assembleia Municipal, no passado dia 27 de fevereiro, o comunicado público do Partido Socialista, divulgado no passado dia 25 de dezembro, Dia de Natal, humilhou o Presidente e a Câmara Municipal contendo algumas falsidades. Como disse então, nunca imaginei que o PS, ao qual pertenço há 39 anos, pudesse fazer aquilo que nenhum Partido da oposição fez. A afirmação do líder do PS nessa Assembleia Municipal de que “as ideias são mais importantes que as pessoas” explica quase tudo.

Como cidadão e médico continuo a acreditar no futuro de Cabeceiras de Basto e das suas gentes. Como cidadão e médico continuo a acreditar que as pessoas são sempre o mais importante da sociedade, estando acima das ideias, por mais iluminadas que sejam.

Como cidadão e como médico acredito que o PS saberá colocar os Cabeceirenses e os Portugueses acima das ideias e dos interesses de circunstância.

Agradeço a colaboração dos senhores Vereadores, que souberam colocar os interesses do concelho acima dos interesses pessoais e políticos. Agradeço aos senhores Presidentes de Junta e restantes Autarcas de Freguesia o trabalho e empenho na defesa das suas populações. Agradeço aos senhores funcionários municipais a sua competência e dedicação.

Desejo ao futuro Presidente, Francisco Alves as maiores felicidades.” 

Achou esta notícia interessante?
Comentários (5)
Anónimo disse

Estou longe mas fico triste com o que se passa na minha terra é uma vergonha terem feito essa maldade a cabeceiras acabem com eses ditadores rua com eles esta na hora da revolta vem ai o 25 de Abril barretistas fora com eles que tenham vergonha na cara


19 de Março de 2015 19:58




Anónimo disse

O problema é que o senhor que referiu que “as ideias são mais importantes que as pessoas”, na Assembleia, não sabe o que diz apesar de ser o que mais tempo de antena tem. O que explica tudo e não quase tudo é que esse nabo, que não tem outro nome, como referiu, só chegou ao ps á 4 ou 5 anos e até aí? andou onde? em que lobi? consta que foi no do Portas. Mas a melhor foi que lá não era o local para se dizer aquilo. Pois, mas o comunicado deles foi no local e dia certo, não se sabe bem para quê mas foi. Já se esqueceram que "O MAIS IMPORTANTE SÃO AS PESSOAS" isto ou uma coisa do género já foi bandeira de campanha destes atiradores de chão. Para dizer que estes animais deviam ter vergonha do que fizeram ao China. Primeiro atiraram-no ás feras e depois não se coibiram de eles próprios fazerem de feras. O que é que mereciam! sei mas digo, pelo menos agora.


11 de Março de 2015 02:25




Pedro Pereira disse

Boas. aqui não devo ser banido. Obrigado Dr China pela coragem de não ser um pau mandado do Ditador. É difícil para muita gente ouvir a verdade. Má este PS bateu no fundo. Com estas pessoas a fazer oposição este tempo todo não restou outra decisão. E depois vir com comunicados a agradecer o trabalho feito. Mas daqui envio um recado ao Ditador. A conversa que teve com uma determinada pessoa em Caves sobre a lista á câmara está a dar frutos. Agora Só falta por o Filhinho e a Irene. Porque o outro não pode por porque virou-lhe as costas. Eu sei que foi difícil aceitar porque não está abituado a que deixem de ser paus mandados. Em relação a ser banido do Facebook do PS é a mostra como ainda existe ditadura. Já não podemos expressar as nossas opiniões . Mas agradeço ao Jornal O BASTO por me prorprocionar este espaço livre. Não me escondo atrás de nomes falsos. Tenho respeito pelo executivo que ficou a liderar a câmara mas deviam seguir o mesmo caminho que o Dr China Pereira tomou. Porque assim podíamos dizer que estávam solidários com o Dr China. E assim víamos a verdade que o ditador quer. Peço desculpa por algum palavreado impróprio mas as pessoas não merecem outros adjectivos.


09 de Março de 2015 11:58




Anónimo disse

Jorge Machado sempre foi a solução que o Barreto nunca quis.


09 de Março de 2015 01:40




AG disse

Desde que começou a campanha para as últimas eleições autárquicas, previ que algum motivo iria levar o então canditato Dr. China Pereira a apresentar a demição. Era o candidato perfeito para o partido (e, acrescento agora, para o concelho), mas toda a máquina partidária por detrás deste era duvidosa. Tenho muita pena que tenha sido por humilhação indevida de uma pessoa que, apesar de não ter sido alvo do meu voto, de alguma maneira me deixou orgulhosa por ser um digno representante político, defensor das suas opiniões pessoais e não influenciável por pressões externas (ou internas, no caso Costa vs Seguro). O que me deixa apreensiva é a dúvida se, ainda antes das próximas eleições, irá estar um Barreto na presidência da câmara. Sobra a esperança de um milagre de aparição de um novo Dr. China. Boa sorte para nós.


06 de Março de 2015 17:59








Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa