22 de Fevereiro de 2018
Cabeceiras de Basto | 06-03-2015
Por: Redacção
China Pereira demite-se
China Pereira demite-se magoado com PS.
O Jornal de Notícias está a noticiar online e o assunto tem chamada de capa na edição de hoje, 6 de março de 2015, daquela publicação. Está previsto a dviulgação, ao fim da tarde de hoje, de um comunicado com a justificação da demissão.

Na mesma notícia pode ler-se que “o autarca de Cabeceiras apresenta a demissão acusando os camaradas de partido de o terem humilhado com comunicados públicos. Bate com a porta da Câmara e volta para o centro de saúde, onde é médico.
Serafim China Pereira, o socialista que é presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto vai, esta sexta-feira à tarde, apresentar a demissão de todos os cargos que ocupa alegando divergências com o Partido Socialista.”

A crescente divisão dentro do Partido Socialista em Cabeceiras de Basto resultou no ‘murro na mesa’ do Presidente da Câmara na última Assembleia Municipal. Sem condições políticas e “humilhado” pelo seu próprio partido, China Pereira deixa o cargo de Presidente de Câmara, pouco mais de um ano depois de tomar posse.

A reunião da Assembleia Municipal, na noite de 27 de Fevereiro, ficou inevitavelmente marcada pelas palavras do Presidente da Câmara em relação ao partido socialista. “Aceitei o desafio de me candidatar pelo PS porque acreditava que podia ser útil à minha terra. Digo-o com mágoa. Nunca pensei ouvir de um partido da oposição, o que eu li sobre a Câmara a que presido, num comunicado do meu próprio partido”.

As declarações de Serafim China Pereira vieram quebrar o silêncio do Presidente da Câmara, depois de sucessivos comunicados da Comissão Política do Partido Socialista de Cabeceiras, criticando e demarcando-se das opções políticas e de gestão camarária do seu candidato nas Autárquicas de 2013. A reunião do dia 27 de Fevereiro teve um “prolongamento à porta fechada”, com relatos de ameaças e violência verbal à mistura, dificilmente contidas até pelas paredes e madeiras grossas dos corredores do mosteiro. Perante a falta de união do partido em torno de si e de uma facção socialista na bancada, liderada por Domingos Machado e Nuno Barreto, em ruptura com a gestão camarária, China Pereira põe fim ao seu breve mandato como Presidente de Câmara. A confirmar-se esta decisão, Franscisco Alves será o novo Presidente de Câmara.

Achou esta notícia interessante?
Comentários (25)
Anónimo disse

ps partido ipc funciona so a inventar histórias força psd arrumem o marioleite e força com essa juventude


15 de Março de 2015 01:10




Anónimo disse

reconstruiu; (ponto e virgula) quando lá chegou outros já lá estavam, que o mesmo se encarregou de escorraçar, lá se foi mais um dos poucos resistentes, mas lá chegou a vez dele mais uma arma que utilizou para proveito proprio. Ficou um bando de porc.s no partido socialistas (direção), pois também lá há gente boa mas infelizmente cega e cagona. Quanto ao resto posso dizer que o sr doutor China excelente pessoa só provou do que ajudou a manter, e poderia mesmo assim ter feito muito mais (julgo eu) á frente dos destinos de Cabeceiras, não renunciando ao mandato, fez o que o outro queria. O novo presidente de 2015 depende das vontades prestadas ao senhor das trevas. O psd , ipc e Mário Leite que acabem com a palhaçada, tenham coragem e convoquem eleições intercalares, o povo de cabeceiras que decida, medo de quê? pior não ficamos, o executivo somente os independentes acho eu se mantém fiel ao compromisso, todos os outros já estão todos partidos. VIVA CABECEIRAS VIVA AS PESSOAS. VOTEM em pessoas de Cabeceiras e não nos que só aparecem para sugar mais um bocadinho.


13 de Março de 2015 23:40




Anónimo disse

o barreto é um ditador .


12 de Março de 2015 19:24




Anónimo disse

Isto é só rir... Enviam SMS a funcionários a pedirem para colocarem gosto no comunicado do ps... Looool


12 de Março de 2015 12:27




Anónimo disse

Esta gente tem memória curta! Vejamos: quem ajudou sempre o JB??Foi o Dr. China! Esteve sempre ao seu lado! Portanto o JB também é obra do China!Deixou-se "persuadir" para ser candidato e para mais tarde lhe entregar a Basto Vida! Mas não lhe foi apontada nenhuma arma à cabeça!!!O Capuchinho vermelho tinha obrigação de conhecer o Lobo Mau!!!Se não fosse na lábia do sabidola os cabeceirenses não estariam atualmente entregues à bicharada!Se ele não tem aceite ser candidato e disputado no interior do partido contra o Jorge QUANDO INICIALMENTE GARANTIA QUE ERA O JORGE O LEGITIMO CANDIDATO, agora o Jorge estava a comandar o Concelho e pelo PS. Gente de cabeceiras, não há nem totalmente culpados nem totalmente inocentes.


12 de Março de 2015 11:38




Anónimo disse

Lamentável é o comunicado do meu PS, para além de lacónico é mentiroso. Agradecer ao presidente China Pereira o que fez pelo município? Estranha forma de o concretizar no final da A. M. de 27 de fev. Só quem não viu é que ainda continua a acreditar nestes farsantes da política. Era bom que um dia alguém lhes desse a provar do seu veneno para ver se gostavam. O Dr. China foi HOMEM, a sua acção só pecou por tardia e ainda por ter ido na conversa do amigo(?).


11 de Março de 2015 02:12




Anónimo disse

Vai-lhe sair mais caro do que pensa... Loooool


10 de Março de 2015 23:32




Pedro Pereira disse

Boas. aqui não devo ser banido. Obrigado Dr China pela coragem de não ser um pau mandado do Ditador. É difícil para muita gente ouvir a verdade. Má este PS bateu no fundo. Com estas pessoas a fazer oposição este tempo todo não restou outra decisão. E depois vir com comunicados a agradecer o trabalho feito. Mas daqui envio um recado ao Ditador. A conversa que teve com uma determinada pessoa em Caves sobre a lista á câmara está a dar frutos. Agora Só falta por o Filhinho e a Irene. Porque o outro não pode por porque virou-lhe as costas. Eu sei que foi difícil aceitar porque não está abituado a que deixem de ser paus mandados. Em relação a ser banido do Facebook do PS é a mostra como ainda existe ditadura. Já não podemos expressar as nossas opiniões . Mas agradeço ao Jornal O BASTO por me prorprocionar este espaço livre. Não me escondo atrás de nomes falsos. Tenho respeito pelo executivo que ficou a liderar a câmara mas deviam seguir o mesmo caminho que o Dr China Pereira tomou. Porque assim podíamos dizer que estávam solidários com o Dr China. E assim víamos a verdade que o ditador quer. Peço desculpa por algum palavreado impróprio mas as pessoas não merecem outros adjectivos.


09 de Março de 2015 11:08




Anónimo disse

Chico Campilho a Presidente !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


08 de Março de 2015 19:43




santa senhorinha disse

vai voltar a ser medico naquilo que realmente e bom ......


08 de Março de 2015 17:35




santa senhorinha disse

forca futuro presidente jorge machado santa senhorinha esta com voce.....vamos arrumalos


08 de Março de 2015 17:31




santa senhorinha disse

isto da demicao e para aqueles cabroes que votaram nelo.....cambada de cobardes e a politica do partido socialista


08 de Março de 2015 17:28




Anónimo disse

Cabeceiras tem a honra de ter um grande Ser Humano, chama-se Dr. China Pereira, Grande ética profissional. O seu percurso escreve a sua história de vida de luta pelos Cabeceirenses. Na política não existe ética profissional, tal como existe na medicina. Nenhum membro do PS de Cabeceiras tem a nobreza, postura ética, profissionalismo e empenho no seu trabalho como tem o Dr. China Pereira. A sua demissão só tem uma leitura... libertação da teia da política que não passa de uma Grande representação, os seus atores não tem regras, não tem ética prossional, perdem o tempo com assuntos totalmente inúteis e desnecessários. As últimas palavras de coerência e nobreza de carácter da assembleia de 27 de Fevereiro foram as do Dr. China Pereira. Obrigada Dr. China.


07 de Março de 2015 01:40




Anónimo disse

Como é possível que um louco seja dirigente nacional de um partido de poder? Como é possível que um louco seja presidente de uma das maiores federações do país?


06 de Março de 2015 23:29




Anónimo disse

lamento muito,mas isto era de esperar uma pessoa unesta neste pais nunca tem grande feturo,o partido socialista esta a fazer a cama para os independentes.


06 de Março de 2015 18:31




Joaq disse

Aqui vemos a ditadura que ainda preside em Cabeceiras de Basto (Eng. Joaquim Barreto). Abaixo os dinossauros, que teimam em contornar a regras (limitação de mandatos) para benefício próprio e para "parecer bem na foto". Deixamos de ter como presidente, um homem honesto, bondoso e prestável. Tudo por politiquice de um dinossauro que teima em querer impor a sua presença e ideais. Esse sim é que deveria ter a coragem de se demitir, reformar e isolar na sua casinha na freguesia que pertence. A questão que me faço agora é a seguinte: "E este novo presidente que vai entrar, será que tem perfil para o cargo que vai desempenhar? Ou irá ser um boneco nas mãos de alguém? Vamos ver o enriquecimento ilícito que vai ser?"


06 de Março de 2015 17:22




Anónimo disse

O meu sentimento neste momento é o de ter vergonha de ser do PS. Demita-se Eng. Joaquim Barreto.


06 de Março de 2015 13:39




Anónimo disse

O meu sentimento neste momento é o de ter vergonha de ser do PS. Demita-se Eng. Joaquim Barreto.


06 de Março de 2015 13:37




Anónimo disse

Sou socialista e só espero que a comissão politica do partido socialista tenha o bom senso de se demitir, é uma vergonha para os socialistas cabeceirenses que não se revêem nestes jogos Barretistas, tenham que ter estes senhores a liderar um partido que ainda tem pessoas de bem. Parabéns camarada Dr. China, são homens assim que credibilizam a classe politica.


06 de Março de 2015 12:33




ag disse

Não sou de Cabeceiras, vou com alguma frequência aí, conheço muita gente boa em Cabeceiras que diz bem do trabalho do DR. China. Pelos vistos o problema não é dele mas de outros que querem manter cargos e coutadas....mesmo fazendo mau trabalho; é pena. O concelho precisa de união não de se desertificar como já vai acontecendo.....


06 de Março de 2015 12:18




Anónimo disse

Ver um autarca honesto e com vontade de endireitar as coisas a demitir-se, porque não é apoiado pelo seu próprio partido só demonstra que alguém não quer ver as coisas bem nem se quer desviar das politicas Salazaristas. Infelizmente vemos uma homem sério a dar lugar a escumalha que quer apenas que os seus interesses se mantenham intactos e que tudo volte a mesma roda politica do interesse, do espezinhar dos opositores e do endividamento. Muitos Parabéns Sr. Barreto.. conseguiu o que queria, mas não se esqueça que o povo não dorme. Queria dizer-lhe muito educadamente, a si, ao seu filho e ao Mário Leite, que estimo bem que tenham os maiores insucessos profissionais ou seja, políticos, visto a vossa profissão é a mais desonrosa que pode existir... ser politico. Parabéns Dr. China pelo lição dada a esta escumalha, demonstrando que para estar na politica também se pode ser honesto.


06 de Março de 2015 12:13




Anónimo disse

Já se previa que isto mais tarde ou mais cedo viesse a acontecer. Infelizmente ninguém consegue aturar o ditador Barretista. Não votei no Dr China, precisamente por estar cercado de víboras, nem no come e dorme do PSD. Mas louvo a atitude do Dr China pois com amigos destes ninguém precisa de inimigos. Só mostrou que é um homem sério e não vai em cantigas do vigário.


06 de Março de 2015 11:19




Anónimo disse

Vamos recuar um pouco no tempo... Excelência, o Sr. Ditador impediu o partido que ATORMENTA (sim, porque ele não o lidera, não o sabe fazer) de eleger o Sr. (agora) Independente a candidato da Câmara Municipal. Fez campanha e apoiou (o ainda) Sr. Presidente (que coitado... sem o apoio de seu Excelência, o Sr. Ditador, tinha com certeza melhor resultado do que o que teve). Agora vemos (o ainda) Sr. Presidente demitir-se por ser humilhado pelo seu partido... Cá para nós, humilhação é ser apoiado e fazer o que sua Excelência, o Sr. Ditador, pretendia! O (ainda) Sr. Presidente surpreendeu tudo e todos com o seu trabalho. E surpreendeu pela positiva. Votei no PSD/CDS nas últimas eleições, não pela qualidade do seu candidato (que... por favor, deve ser mais seguidor do regime facista que sua Excelência, o Sr. Ditador. Enganou-me bem!), mas sim porque vi no (agora) Sr. Independente uma personagem desenhada por sua Excelência, o Sr. Ditador (vi e continuo a ver, querem os dois o mesmo, têm os dois a mesma escola, sendo que o (agora) Sr, Independente ainda não se doutorou neste regime de sua Excelência, o Sr. Ditador, porque ainda não foi/é presidente da Câmara) e porque o (ainda) Sr. Presidente era apoiado por sua Excelência, o Sr. Ditador. Mas o (ainda) Sr. Presidente surpreendeu! Merece continuar. Quem votou em si acreditava em si e não no seu apoio partidário e quem não votou foi por recear que o seu apoio partidário o fizesse ceder como o fez agora!


06 de Março de 2015 10:58




JC disse

Apesar de não ser residente permanente em Cabeceiras de Basto, apenas me desloco mensalmente para matar saudades, entristece ver que o ditador Barreto consegue descredibilizar um Homem bom e honesto como o Dr China, que estava a fazer um óptimo papel nos destinos da autarquia. É lamentável que em pleno século XXI ainda persistam mentes perversas como a do Barreto e a de seu filho. Sou militante de outro partido, pois no concelho onde resido em permanência é o que melhor tem feito pelos seus cidadãos, Cabeceiras mostra ser uma coutada à "interior", mentalidade pequenina e muito fascismo disfarçado de socialismo...


06 de Março de 2015 09:07




Henrique Moura disse

Incrível, Joaquim Barreto reconstruiu o PS em Cabeceiras de Basto e, ao deixar de ser Presidente da Câmara por imperativo legal, limitação de mandatos, vem agora destruir e dividir o PS em Cabeceiras. Custa muito não saber estar e aceitar ter que estar num plano "inferior", sempre gostou de mandar, como agora não manda, inferniza a vida de quem manda querendo impor o que pensa que deve ser feito quando já não é Presidente, o seu filho, Nuno Barreto, que quer ser presidente da câmara, ajudou o pai e, assim, destruiu o partido, autêntica política da "terra queimada". Sou militante do PS, não de Cabeceiras mas de Braga, custa-me escrever o que estou a escrever mas, espero e desejo que haja paz em Cabeceiras e que as ervas daninhas desapareçam.


06 de Março de 2015 08:30








Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa