24 de Fevereiro de 2018
Cabeceiras de Basto | 26-11-2014
Por: Redacção
I Encontro convívio dos ex-combatentes de Cabeceiras de Basto
Imagem do evento
No passado dia 18 de Outubro, um sábado, realizou-se em Cabeceiras de Basto o I Encontro de ex-combatentes de Cabeceiras de Basto.

Este encontro/convívio pretendeu abranger todo o período da Guerra Colonial, desde 1962 a 1974. Para o efeito foi criada uma comissão organizadora de ex-combatentes de Cabeceiras. A comissão organizadora decidiu assim sendo que este tipo de encontros devem acontecer e assuma uma grande importância por diversas razões. Não só porque após a guerra o que se segue é para viver, seguindo em frente, e recordar, mas também porque  os combatentes são portadores de muitos valores que muitas vezes a sociedade se esquece, como referiu o ex-comandante José Lopes.

Naquele que foi o primeiro de muitos encontros deste género, conforme confirmação da organização que para o ano haverá mais, o programa desse dia foi bastante recheado. Com ‘alvorada’ às 10h30 da manhã, os cerca de centena de participantes reuniram-se na Praça da República, dirigindo-se logo de seguida para a Igreja do Mosteiro S.Miguel de Refojos para uma missam em memória dos 28 ex-combatentes falecidos. No final da celebração religiosa, os ex-combatentes colocaram uma coroa de flores na rotunda dos Combatentes, marcando um momento solene, lembrando aqueles que faleceram.
No final, o almoço estava marcado na Quinta da Devesa, não faltando várias intervenções sobre a celebração em causa e animação musical com atuação dos próprios participantes.

Achou esta notícia interessante?
Comentários (0)




Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa