24 de Fevereiro de 2018
Ribeira de Pena | 26-11-2014
Por: Redacção
Bombeiros de Cerva promovem maior formação em manobras de reanimação do país
Formação em Suporte Básico de Vida
No passado dia 28 de Outubro decorreu, no pavilhão gimnodesportivo da Vila de Cerva aquele que foi até hoje o maior exercício Mass Training de Suporte Básico de Vida realizado em Portugal. Esta iniciativa teve como principal fim ensinar à população de todo o concelho de Ribeira de Pena como reagir perante uma vítima inconsciente e se a mesma se encontrar em paragem cardiorrespiratória que procedimentos devem ser postos em prática. Procedimentos esses que podem mesmo salvar vidas.

Neste evento participaram cerca de 800 formandos, tendo sido ministrada a formação em suporte básico de vida por quase 40 formadores.

Nesse dia Carlos Carvalho, presidente da direcção dos Bombeiros de Cerva, o Sub-chefe Luís Medeiros e o bombeiro Tiago Silva, principais organizadores do evento, estariam certamente muito satisfeitos pela forma como o evento decorreu e foi apoiado pelas diversas instituições. Para além disso salientaram a importância deste tipo de exercício para uma necessidade urgente, isto é, a capacidade que a população deve ter  em pôr em prática os procedimentos em caso de paragem respiratória. Esta iniciativa assume especial relevância pela localização geográfica da Vila de Cerva e a falta de meios de assistência pré-hospitalar diferenciados nas suas imediações. Assim num cenário onde na grande maioria das vezes o tempo de espera por assistência médica é elevado torna-se essencial formar as pessoas para cenários onde todos os minutos são importantes. Assim como referiu o bombeiro Tiago Silva “ao preparar a população para intervir em situações como este tipo de iniciativas, o suporte básico de vida, é muito importante para nós para que eles saibam intervir até à nossa chegada”, especialmente em casos de emergência que acontecem em aldeias isoladas do concelho.

Além dos formadores do INEM e dos Bombeiros de Cerva, estiveram também presentes neste grande evento os formadores dos corpos de Bombeiros de Vimioso, Miranda do Douro, Ribeira de Pena, Celorico de Basto, Juncal, Sever do Vouga, Entre-os-Rios, Cabeceiras de Basto e Cruz Branca Vila Real.

Achou esta notícia interessante?
Comentários (2)
Anónimo disse

falavão do Agostinho pinto mas são piores


02 de Dezembro de 2014 12:56




Anónimo disse

eu quero saber porque o vareador leva o carro para casa. Poupa mais do dinheiro dele? é uma puta de uma vergonha


27 de Novembro de 2014 21:44








Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa