24 de Fevereiro de 2018
Cabeceiras de Basto | 26-11-2014
Por: Redacção
Filme português sobre a povoação da Uz ganhou dois prémios no DocLisboa
Imagem do filme Volta à Terra
Volta à Terra é um documentário português filmado na Uz pelo realizador João Pedro Plácido. O realizador com raízes naquela aldeia vê o seu filme-documentário arrecadar dois prémios no DocLisboa, uma das mais importantes competições de cinema do país.

O filme Volta À Terra teve a sua estreia mundial recentemente, no dia 22 de Outubro, na competição portuguesa de longas-metragens DocLisboa 2014. Volta à Terra é apresentado como mais do que um filme mas antes uma “viagem por um Portugal desconhecido”, um Portugal “quase em extinção”. Assume-se como “um caminho de descoberta onde a simplicidade das coisas pode, afinal, atingir a plenitude.”

Com argumento escrito pelo próprio realizador e Laurence Ferreira Barbosa o filme com 78 minutos de duração resulta de uma co-produção entre Portugal, Suíça e França.
O realizador João Pedro Plácido nasceu em Lisboa, em 1979. O seu trabalho iniciou-se desde tenra idade a filma e a realizar videoclips. Só mais tarde viria a estudar Cinema na ESTC (Escola Superior de Teatro e Cinema) e na Hochschule für Film und Fernsehn (Babelsberg). Desde 2000 tem trabalhado na indústria cinematográfica internacional, primeiro como assistente de imagem e mais tarde como diretor de fotografia. Fala fluentemente cinco línguas e o seu trabalho tem sido reconhecido com prémios nacionais e internacionais. Este filme sobre a Uz, Volta à Terra, é a sua primeira longa-metragem.
Nessa mesma referida competição, DocLisboa 2014, o filme de João Pedro Plácido arrecadou dois prémios. O prémio Liscont para Melhor Longa -Metragem da Competição Portuguesa e o Prémio Escolas / Prémio IADE para Melhor Longa-Metragem da Competição Portuguesa.

Dado a importância desta obra para a povoação da Uz, para o concelho e igualmente para as terras de Basto, a Associação AdBasto e o Jornal O Basto estão já a mover diligências para que em breve o documentário possa ser exibido em Cabeceiras. Até lá transcrevemos abaixo parte da sinopse do filme:
Sinopse
Daniel, um jovem agricultor profundamente ligado à sua terra, sonha com o amor ao anoitecer, enquanto guarda as suas vacas. António, antigo emigrante que realizou o sonho de regressar ao país, prepara a festa da aldeia para o Verão que aí vem. Festa essa onde Daniel encontrará Daniela…
Na Uz, uma povoação isolada nas montanhas do norte de Portugal, vivem quatro gerações repartidas por uma cinquentena de pessoas. Quando a vida é dura, é bom que se seja solidário; e quanto ao resto, fica nas mãos de Deus. Podiam ter emigrado, como muitos nortenhos, mas escolheram ficar e continuar a praticar o seu modo de vida ancestral, longe do rebuliço da modernidade.

Achou esta notícia interessante?
Comentários (0)




Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa