24 de Fevereiro de 2018
Mondim de Basto | 10-09-2014
Por: Redacção
Autarquia de Mondim investe na eficiência energética do Estádio e Pavilhão Municipal
Painel solar instalado na cobertura do estádio do mondinense.
A Câmara Municipal de Mondim de Basto investiu, recentemente, perto de 70 mil euros na instalação de sistemas solares térmicos no Estádio Municipal e no Pavilhão Desportivo Municipal.

Apesar do investimento num sistema de energias renováveis ser relativamente elevado, quando se atinge o retorno do investimento verifica-se uma enorme redução dos gastos associados a combustíveis fósseis.

No caso concreto do Estádio Municipal, o projeto consistiu na alteração do sistema que se encontrava em funcionamento, equipado com esquentador a gás propano, que contribuía para que os custos de exploração fossem muito elevados. Optou-se, portanto, pela instalação de um sistema solar térmico para Água Quente Sanitária, constituído por 8 coletores e acumulação de Água Quente Sanitária com capacidade para 1000 litros. A energia captada será acumulada em um depósito de acumulação apropriado para este fim.

Este projeto representou um investimento de 23.695,35 €, comparticipado a 70% pelo programa ON.2 do QREN.

No que diz respeito ao Pavilhão Desportivo Municipal, o projeto consistiu na instalação de dois sistemas solares térmicos para Água Quente Sanitária, constituído por 10 coletores e acumulação de Água Quente Sanitária com capacidade para 1000 litros cada.
Esta nova instalação veio substituir o sistema de um termoacumulador a gás propano que servia o Pavilhão Desportivo Municipal, mas representava custos muito avultados, devido também à elevada taxa de ocupação, particularmente visível durante os meses de verão.
Esta empreitada foi orçada em 43.625,00 € e contou com uma comparticipação de 70% do QREN.
O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, explica que se trata de um importante investimento que conduz à redução das despesas associadas à utilização e manutenção destes equipamentos, mas que também tem subjacente uma preocupação ambiental.

Achou esta notícia interessante?
Comentários (0)




Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa