22 de Fevereiro de 2018
Terras de Basto | 07-04-2014
Por: Redacção
HARMOS Classical 2014 em Terras de Basto
Concerto em Cabeceiras de Basto
O projecto HARMOS volta às terras de Basto, desta vez na edição de 2014  tendo o tema  música clássica como mote de vários concertos no Norte do país.

A Casa da Música no Porto, Casa da Artes em Famalicão, o Teatro Gil Vicente em Barcelos, são alguns dos sítios pelo qual os concertos Harmos passaram de 20 a 25 de Março de 2014. Quanto à terras de Basto, Mondim e Cabeceiras foram os locais escolhidos.  Em Mondim actuaram, dia 27 de Março na Igreja Matriz, o Mondriaan Trio do Koninklijk Conservatorium Den Haag na Holanda e o SAREK da Escola de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) do Porto, na Igreja de Atei, no dia 28 de Março. Em Cabeceiras de Basto, a Casa do Tempo recebeu, no dia 29 de Março, perante uma plateia imensa o Quarteto de Cordas Acanthus do Conservatorium van Amsterdam, na Holanda e no dia 30 de Março, também do ESMAE no Porto, o Éclatant Ensemble.

Segundo a organização o “O HARMOS é um conceito único que reúne os melhores artistas das mais relevantes escolas superiores de artes do mundo! Desde 2006, começou por dar forma ao HARMOS Classical, um festival de música de câmara que apresenta artistas dos cinco continentes. O HARMOS Classical acontece sobretudo em auditórios, igrejas e espaços convencionais.” Para além disso, o HARMOS tem também um festival que privilegia a arte sonora, o jazz, a world music, a pop, o rock, designado HARMOS Plural e que esteve em Terras de Basto no passado ano de 2013.

Estivemos presentes nos concertos realizados na Casa do Tempo em Cabeceiras e constatámos a mais-valia cultural que este festival traz à região de Basto que muitas vezes pela sua localização no território português encontra-se privada do acesso cultural nas mais diversas áreas, sendo que principalmente no que diz respeito a este género musical, onde apenas se encontra com maior expressão nos grandes centros urbanos. Esperemos que para o próximo ano a organização do festival HARMOS possa mais uma vez reunir grandes artistas e que  as suas belas sonoridades possam novamente ouvir-se nas Terras de Basto.

Achou esta notícia interessante?
Comentários (0)




Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa