22 de Fevereiro de 2018
Terras de Basto | 26-03-2014
Por: Redacção
Campeões de Basto galardoados
Hélder Miranda e José Machado
O cabeceirense Hélder Miranda e o mondinense José Machado foram galardoados na gala dos campeões em Lisboa, pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Hélder Miranda pelo título de Campeão de Portugal Off-Road categoria Super Nacional e José Machado como Campeão Nacional Júnior de Rallys.

Para além disso o nosso campeão de cabeceiras Hélder Miranda foi ainda galardoado em Castelo Branco na comemoração dos 50 anos da Escuderia, contando com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro. O campeão Hélder Miranda “iniciou a carreira como piloto em 2009. Ao volante de um Ford Escort, participou em 5 ralis divididos entre provas do Open e provas Extra Campeonato. Em 2010 passou a pilotar o competitivo Seat Ibiza centrando-se nas provas do Regional Douro conseguindo resultados dentro dos 5 primeiros. Nos anos de 2011 e 2012 ficou em 2o e 3o lugar na Taça Nacional de Ralis no Rally Serras de Fafe respectivamente. Em 2013 dá-se a viragem para o Rallicross na categoria “Super Nacional”. Com participações nas jornadas duplas de Sever do Vouga e Montalegre, bem como nas rondas de Lousada e Castelo Branco, o piloto destaca-se da concorrência sagrando-se Campeão. Pelo meio participou ainda em 3 ralis. Durante 2013, manteve o Seat Ibiza totalmente preparado por si, passando a temporada inteira sem sofrer praticamente nenhum problema.”

Pode ler-se na sua nota biográfica no website da conhecida revista de automobilismo Autosport. À conversa com a redação do jornal, Hélder Miranda confessa a dificuldade de se manter nas competições a este nível até porque o investimento é suportado na totalidade por si, não havendo patrocínios que façam face a essas avultadas despesas, lamentando até não haver qualquer apoio das instituições do concelho. O automobilista cabeceirense destaca ainda o apoio fundamental dos seus apoiantes e amigos como o Júlio Basto, Miguel Teixeira, Rui Guedes, António Alves, Paulo Castro, Nuno Silva, Pedro, Miguel, Mário Machado, Sílvia Gonçalves, Joel Baptista e Pedro Carvalho e todos os outros que o ajudaram a atingir as suas conquistas.

Por sua vez, o campeão de Mondim José Machado assume como pontos altos a Vitória no Rali do Vidreiro, pelas dificuldades apresentadas pelas constantes mudanças climatéricas, a Vitória no Rali Cidade de Guimarães, conquistada apenas no último troço e a Vitória no 5o CAM Rali Festival e como pontos baixos uma única desistência do ano no Rali de Oliveira do Hospital.

A redação do jornal felicita os campeões pelas suas conquistas que engrandecem as terras de Basto, levando o seu nome por todo o país. Lembra- mos que decorre uma votação para uma espécie de “Óscares” para pilotos, no website da Autosport. Acedendo pelo link http://autosport.pt/ regulamentos=f117724 poderão votar no Hélder Miranda na categoria Piloto do Ano do OFFROAD e em José Machado na categoria Piloto Revelação do Ano.

Achou esta notícia interessante?
Comentários (0)




Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa