24 de Fevereiro de 2018
Cabeceiras de Basto | 24-03-2014
Por: Redacção
Encontro de Jogos Tradicionais do projecto “Mais Ativo” junta jovens e idosos promovendo o encontro intergeracional
Uma plateia de diversas idades assistiu e participou nos jogos tradicionais
Perante uma plateia repleta, a Associação Mais conjuntamente com a Associação Guias de Portugal envolveu crianças e jovens, adultos e idosos, através da temática dos Jogos Tradicionais, trazendo de volta ao presente os jogos de outrora.

No passado dia 15 de Fevereiro, entre as 14h e as 16h no pavilhão gimnodesportivo de Cabeceiras de Basto a Associação Mais em parceria com a Associação Guias de Portugal organizou um Encontro de Jogos Tradicionais. Este encontro contou com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos do concelho e visou promover o contacto interjecional através de jogos que nos são tão próximos, como os Jogos Tradicionais. Este igualmente presente o Centro de Dança Corpo e Movimento que brindou a repleta plateia com mais uma das suas atuações.

Esta iniciativa decorrida nesse passado Sábado de 15 de Fevereiro, foi dinamizada no âmbito do projecto "Mais Ativo" conta com o apoio da Agência Nacional da Juventude e está a decorrer desde o inicio de 2013 e irá terminar  em Maio deste ano.
A Associação Mais, juntamente com alguns jovens voluntários (nomeadamente a Associação Guias de Portugal) tem vindo a desenvolver várias atividades junto dos mais idosos que visam a troca de experiências entre jovens e idosos.

No presente momento encontram-se a trabalhar com o Centro de dia de Refojos, o Centro de convívio e lazer de Painzela, o Lar da ARCA e o Lar o Centro Social da Paróquia de Cavez. Contudo, a organização responsável do projeto informou a redação que “qualquer centro de dia ou lar que se queira associar a este projeto será bem-vindo.”

A actividade desse passado fim-de-semana contou com idosos de todos os Lares e centros de dia com quem, a organização do projecto, tem vindo a trabalhar. Além destes idosos, algumas crianças do centro de dança também se fizeram acompanhar pelos avós. Este encontro contemplou todas as idades, uma vez que os jogos estavam preparados para crianças, jovens, adultos e idosos (Jogo das latas, Jogo das argolas, Caricas, Pés atados, Fisga, Corrida de Sacos, Tração à Corda, Cantinhos, Corrida da colher com o ovo e o Pião).

Achou esta notícia interessante?
Comentários (0)




Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa