24 de Fevereiro de 2018
Cabeceiras de Basto | 24-03-2014
Por: Redacção
XVIII Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto
China Pereira
A 18ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro abriu portas no dia 28 de Fevereiro e decorreu até dia três de Março, no Pavilhão Desportivo de Refojos.

O certame, organizado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, teve cerca de 27 mil quilos de fumeiro prontos para serem comercializados distribuídos por 46 produtores da região de Basto.

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Serafim China, durante a apresentação do evento, afirmou que “houve uma preocupação de que a tradição se mantivesse  e a transmissão de saberes. Este certame é importante para a dinamização do concelho. Tem importância na economia familiar.” Foram esperadas cerca de 70 mil pessoas e, segundo a Câmara Municipal, é expectável que o volume de negócios atingisse os 225 mil euros.

Além da comercialização dos produtos derivados do porco, o certame inclui, também, o VII Concurso do Fumeiro de Basto “Com este concurso pretendemos expôr os produtos, promover a qualidade e a excelência e apostar na credibilidade, de modo a ter qualidade assegurada”, considerou o presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto. A apresentação da peça de teatro de Gil Vicente ‘Quem Tem Farelos’, o Leilão de Orelheiras e um concurso de máscaras sobre ‘A Época Quinhentista’, constam também do programa deste ano da Festa da Orelheira e do Fumeiro.

O certame foi inaugurado pelo Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, Nuno Brito.

Achou esta notícia interessante?
Comentários (0)




Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa