24 de Fevereiro de 2018
Cabeceiras de Basto | 03-03-2014
Por: Redacção
Câmara municipal aprova voto de louvor a Bernardino Pacheco Pereira
Bernardino Pacheco Pereira
Na reunião camarária do passado dia 24 de Janeiro, o executivo municipal de Cabeceiras de Basto decidiu aprovar um voto de louvor, congratulação e regozijo ao atleta veterano Bernardino Pacheco Pereira, que atualmente, com 77 anos de idade, apresenta um percurso de referência na modalidade de atletismo.

O atleta cabeceirense,  conquistou a sua primeira vitória em 2000 na prova de atletismo de S. Bartolomeu, em Cavez e a partir daí nunca mais deixou de participar em provas de atletismo regionais, nacionais e internacionais.

Nos últimos treze anos, tantos quantos tem de carreira nesta modalidade, conquistou mais de cem vitórias em provas e torneios nacionais e internacionais, realizadas um pouco por todo o mundo. Em 2011, Bernardino Pacheco Pereira, conquistou o Campeonato do Mundo Veteranos e sagrou-se Campeão nacional dos 10.000.

Mais recentemente, em 2013, alcançou um conjunto de extraordinários resultados destacando-se, a nível nacional, a Medalha de Prata nos 15.000 metros no Campeonato Nacional de Estrada e 3 Medalhas de Ouro, nos 3.000 metros, 1.500 metros e 800 metros, no Campeonato Nacional de Pista. A nível internacional, o atleta Bernardino Pacheco Pereira, sagrou-se Campeão Europeu nos 5.000 metros (cross) e Medalha de Prata nos 3.000 metros, nos Europeus de Pista Coberta que decorreram em S. Sebastian- Espanha e Campeão Mundial na Meia Maratona, obtendo duas Medalhas de Prata, nos 10.000 metros e 8 Km Cross, e uma Medalha de Bronze nos 5.000 metros.

Nesta reunião, o executivo reconheceu, tal como o tinha feito em 2011, enaltecer os feitos alcançados pelo atleta veterano, bem demonstrativos do querer, do esforço, da perseverança, da vontade, da dedicação e empenho deste cidadão de Cabeceiras de Basto, cujo desempenho tem contribuído para a promoção e valorização do desporto em geral e do atletismo em particular, mas também para a promoção do nosso país e do nosso concelho, ao mesmo tempo que tem reforçado o prestígio e a imagem de Cabeceiras de Basto, em Portugal e no mundo.

Achou esta notícia interessante?
Comentários (0)




Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa