22 de Fevereiro de 2018
Cabeceiras de Basto | 02-01-2014
Por: Redacção
Hélder Miranda é Campeão Nacional
Hélder Miranda
Hélder Miranda, piloto Cabeceirense, sagrou-se a 13 de outubro Campeão Nacional de Rally Cross na divisão Super Nacional.

Numa corrida realizada no conhecido circuito de rally em Lousada, Hélder sagrou-se Campeão Nacional de Rally Cross depois da “disputada” mas merecida vitória. Chega assim o fim de um Campeonato que segundo o piloto Cabeceirense “no início da temporada nem pensava em participar no Off-Road”.  

O Campeão Nacional concedeu uma entrevista ao jornal “O Basto” à qual é apresentada de seguida. 

Hélder Miranda, Cabeceirense de “gema”, gerente da empresa Auto Miranda em Olela de Basto deste Concelho, desde novo vive o “bichinho do desporto motorizado”. Aos 16 anos já participava numas corridas intituladas “ Autocross Pirata”, sobre a orientação do seu pai que infelizmente já não se encontra entre nós, o senhor Mário Miranda. Hélder segue as pegadas do pai, tanto no desporto como na vida profissional, visto que o negócio que gere é um negócio familiar, uma herança do seu pai. Hélder lembra-nos que em conjunto com o seu pai, que sempre esteve ligado aos carros e às motas, começaram a preparar os carros para as corridas na oficina. Ainda hoje o faz, na mesma oficina prepara o seu Seat Ibiza e também os carros de alguns pilotos de Cabeceiras de Basto e não só.  

Hélder, apresentou-se oficialmente pela primeira vez num Campeonato no ano 2009 com um Ford Escord. No final do mesmo ano, Hélder adquiriu o Seat Ibiza GTI e a partir dai não para de dar cartas nos diversos Campeonatos de Rally a nível Regional e Nacional.

Mas não só de bons momentos se faz uma carreira, principalmente quando se fala em desportos competitivos e dispendiosos como o “Rally”, o atual Campeão Nacional de Off Road  na divisão Super Nacional confessa que a sua grande dificuldade é a falta apoio. Os patrocínios por parte das empresas locais são basicamente nulos, e a Autarquia de Cabeceiras de Basto nunca olhou para este desporto como um investimento, mas sim como um custo. Hélder diz nos que é um olhar redondamente “errado”. Basta ver os resultados do Rally Sprint que se realizou este ano pela 2º vez em Abadim – Cabeceiras de Basto para se perceber o quanto este tipo de desporto é “aliciante” e dinamizador para a economia local. 

Hélder Miranda acrescenta que com estas provas dadas de “bons resultados” do Rally Sprint, o Executivo Cabeceirense tem que considerar o desporto automóvel um dos dinamizadores da economia Cabeceirense, uma vez que vários setores (transporte, casa de turismo rural, restauração, entre outros) tiram garantidamente o proveito das provas de rali que se podem realizar em Cabeceiras de Basto, concluí. 

Questionado sobre o que faz a diferença dentro das “pistas”, Hélder diz-nos que o que faz a diferença é a “garra”, a “vontade” mas principalmente a paixão pelos carros e pelos ralis. Gosta do que faz e corre “por gosto”. Claro, isto implica ter que despender de muito do seu tempo livre e fazer alguns sacrifícios pessoais para atingir o nível de um Campeão Nacional. Confessa que tem um grupo de pilotos e colegas a quem tem que agradecer todo o apoio e toda a força dada. São eles o Júlio Basto, Miguel Teixeira, Rui Guedes, António Alves, Paulo Castro, Nuno Silva, Pedro, Miguel, Mário Machado e todos os outros que o ajudaram a atingir esta vitória (memorável). 

Desafiado para deixar uma mensagem aos seus “fâs”, Hélder começa por agradecer a todos e a todas por o acompanharem e por todo o apoio que o deram. Confessa que eles e elas têm um grande peso no seu desempenho deixando a mensagem que é por eles e por elas que se esforça todos os dias para manter o nível competitivo. 

A entrevista termina com a promessa de Hélder Miranda em continuar a lutar por mais títulos a nível Nacional e Regional ao mesmo tempo tentar manter por o maior tempo possível o recente título de Campeão Nacional de Off- Road na divisão Super Nacional.

Achou esta notícia interessante?
Comentários (0)




Anónimo:



opinião demarcada
Vídeo em Destaque
Este vídeo foi apresentado no oitavo aniversário da adbasto (Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto), e conta, visual e oralmente, a história desta associação.
Notícias
  • Últimas
  • + lidas
  • + comentadas
  • + votadas
edição impressa